terça-feira, 16 de novembro de 2010

Produção publicitária em TV

O que é o roteiro?

O roteiro publicitário é a organização das idéias do criador, a representação do cenário de um sonho, feito para vender o produto. Tecnicamente é um texto sintético, baseado no argumento, de cenas, seqüências, diálogos e indicações técnicas de um filme.


Tivemos durante o período uma projeto chamado 30 segundos de poesia, onde cada grupo acompanho e filmou um poema dos autores do Psiu poetico.


VT 30 segundos de Poesia

http://www.youtube.com/watch?v=bnHfJODRyec

Retratos Poéticos





InterTV 30 anos

Planejamento de Marketing

ChilliBeans x Triton

A Chilli Beans é a maior rede brasileira especializada em óculos escuros.

Com essência apimentada, a marca tem como objetivo provocar renovações
de visual e comportamento.



A Chilli Beans iniciou suas atividades em 1997, sob o comando do
empresário Caito Maia que abriu um pequeno estande no
Mercado Mundo Mix – feira de moda voltada para o público jovem –,
em São Paulo, comercializando óculos de sol com design focado nas
tendências fashion. Chamou a atenção pela oferta de produtos
modernos e de qualidade, com preços acessíveis.


As lojas Chilli Beans, por sua vez, dispõem de infra-estrutura completa,
com arquitetura padronizada, ambiente clean e expositores abertos,
estimulando o contato físico dos clientes com o mix.

Quiosque inaugurado no Montes Claros Shopping no dia 20/08/09

MARKETING

Com base em um conceito moderno, a Chilli Beans aposta em ações
de Marketing que chamam a atenção por sua ousadia e irreverência.

Caso das campanhas que abordam temas envolvendo sensualidade e cultura pop.
A mesma linha se aplica ao site (www.chillibeans.com.br).
O Departamento de Marketing promove também festas e eventos
dos mais diversos gêneros, além de patrocinar e/ou apoiar atletas,
músicos e artistas, trabalhando assim a imagem institucional da Chilli Beans.

PREÇOS

Chilli Beans: de 58,00 à 248,00
Triton: de 69,00 à 239,00
Ambas atendem de público infantil à um publico mais maduro.
Entretanto, o foco da ChilliBeans é mais voltado para jovens.
As vendas de ambos os quiosques é equilibrada quanto ao
publico masculino/feminino


A Triton Eyewear foi criada em 1981, por profissionais com
ampla experiência no mercado de óculos.
Quiosque inaugurado em 2007 – mesmo ano de inauguração
do Montes Claros Shopping

Quiosque reformado 4 meses após a inauguração do
quiosque da Chilli Beans

Nova logomarca – mais jovial

Direção de Arte II




Ao contrário de um cliente crica, um designer ou publicitário como Diretor de Arte pode ajudar a aumentar muito o valor de uma peça. Durante o projeto, ele passa de vez em quando por trás dos ombros dos designers, de olho na evolução do design. O objetivo é garantir que tudo cresça em harmonia, mesmo que a equipe do projeto envolva diversos designers.

Eventualmente, será preciso uma conversa para apertar ums parafusos, afrouxar outros. Além disso tudo, em geral ele também é responsável por manter o seu estilo próprio ou da agência em que trabalha. Como quase sempre está envolvido em diversos jobs ao mesmo tempo, essa não é uma tarefa nada fácil. Pensar em usabilidade no meio dessa correria é luxo que poucos tem. A figura do Diretor de Arte não surgiu com o advento das equipes de webdesign. Na verdade, ela tem longa história dentro da publicidade e, como no Brasil o webdesign em grande parte foi abocanhado pelas agências de propaganda e suas houses (divisões especializadas), a profissão foi mantida.


Fundamentos de Multimídia


Vamos falar de WEB 2.0!

O termo Web 2.0 foi criado por Tim O’Reilly e tem o seguinte conceito na wikipédia:

“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”


Web 2.0 no mundo

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Alguns trabalhos produzidos foi este blog portfólio, o blog da candidata a Presidência da República "Dilma" que pode ser conferido em http://www.campanhaweb.blogspot.com/ e também o site http://www.mundopublicitario.com.br/ .

Planejamento de Mídia

Independente do tipo de produto, campanha ou tamanho, qualquer Plano de mídia deve ser constituído por três grandes partes, e uma quarta, os anexos,que poderá entrar ou não, de acordo com a necessidade:

A- Informações básicas

B- Objetivos

C- Estratégias

D- Anexos



PLANO DE MÍDIA INTERTV

1- Informações básicas


1.1 PRODUTO

A InterTV é uma rede de emissoras televisivas filiadas à Rede Globo de Televisão( Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Minas Gerais) .Seguindo o padrão Globo de televisão, a INTERTV Grande Minas opera em uma área de cobertura de 294 cidades no estado de Minas Gerais, oferecendo serviço de jornalismo, assim como marketing, utilidades comerciais e de caráter regionalizado.
A InterTV afiliada a Rede Globo está completando 30 anos de mercado, e conta com jornalismo e marketing. Possui duas emissoras em Minas Gerais, sendo a InterTV Grande Minas e a InterTV dos Vales, cada uma possui representantes de marketing e prezam pela responsabilidade com estudo de mercado, oportunidades de mercado, apoio a campanhas, projeto e eventos, além de prezar pelo cuidado da marca.
Seu produto principal é a venda de espaços para inserções de publicidade das empresas, um serviço de cunho democrático, que trata da mesma forma as EPPs (empresas de pequeno porte) e grandes empresas. Todas têm seus valores tabelados, de acordo com o IPC (Índice de Preço ao Consumidor) regionalizado. Espaços que são os intervalos dos programas da Rede Globo e do Jornal InterTV 1ª edição, InterTV 2ª edição e InterTV Rural.

1.2 SITUAÇÃO DE MERCADO

A InterTV ocupa uma posição de destaque dentro da região norte do estado de Minas Gerais: uma cobertura de 171 municípios, alcançando uma média de 2,5 milhões de habitantes.
Por focar um caráter regional, a InterTV possui um diferencial entre as emissoras que agem na região: a criação de uma identidade mais alicerçada entre o anunciante, que busca vender seu produto / serviço, e o telespectador.
Hoje a InterTV conta com uma nova estratégia para atender um público mais exigente, conseguindo chegar ao numero maior em volume de GRP, por isso possui um custo beneficio melhor para as empresas. Mesmo com a internet, a televisão é a principal mídia de impacto e transmissora de mensagem. A emissora também está engajada no desenvolvimento da região, apoiando projetos socioculturais e esportivos, promovendo uma imagem institucional que agrada seus clientes e telespectadores.


1.3 CONCORRÊNCIA

A rede InterTV tem dois tipos de concorrentes: Diretos e Indiretos. Diretos: são outras emissoras que agem na região, tanto em sinal aberto: TV Alterosa, TV Geraes, Record Minas e a Band Minas; como sinal fechado: o Canal 20. E os concorrentes Indiretos: São as mídias externas, impressas e digitais, e também as transmissoras de rádio.


1.4 PÚBLICO ALVO

Por ser um meio de divulgação para produtos e serviços, a InterTV tem o público-alvo nas empresas da região, assim como produtoras, agências de publicidade. Lembrando que os telespectadores também se enquadram nesse tópico. No entanto, tem-se em mente a priorização do aspecto comercial das inserções. A respeito do conteúdo do material veiculado pela emissora, a abrangência é grande, pois atinge os públicos de todas as classes sociais, independente da idade. Quando se trata de marketing comercial, a InterTV atinge os públicos A, B e C, que corresponderiam aos empresários, proprietários de negócios públicos ou privados, pois a televisão é a principal mídia de impacto e transmissora de mensagem.


1.5 OBJETIVO DE MARKETING
Vender inserções, programas para comercial local (espaços destinados à veiculação de anúncios publicitários oriundas das empresas da região e de programas).

1.6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Sendo o objetivo a venda de espaços e a captação de novos clientes em sua grade de programação, a InterTV conta com uma equipe especializada em atendimentos aos clientes. Essa equipe faz a visita e o acompanhamento dinâmico dos clientes, divididos em segmentos diversificados. A emissora também focaliza a obtenção de novos parceiros, que servem como meios indiretos para aquisição da clientela pretendida. Assim, cada vez mais as agências e produtoras de material publicitário da cidade e região mantem um contato direto com a InterTV.
Seu atual posicionamento no mercado dá à emissora a liberdade de não agir de forma pretensiosa e arriscada. De certo modo, os clientes procuram a InterTV, por esta ser uma referência na região.

1.7 PRAÇA DE VEICULAÇÃO

Montes claros – MG e 171 municípios de cobertura InterTV.

1.8 PERÍODO DE VEICULAÇÃO

A veiculação da campanha deve acontecer pelo período de 30 dias, por ser uma campanha especifica da comemoração dos seus 30 anos, ou seja no mês de aniversário da InterTV.


1.9 VERBA DISPONÍVEL

A verba disponível pela InterTV para a campanha é de 60 mil reais.
Mídia externa (ou de apoio): R$10.000,00
Mídia interna(produção de material televisivo que será veiculado): R$50.000,00